sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ventania, chuva, frio e ar seco no Brasil no fim de semana..

Ventania, chuva, frio e ar seco no Brasil no fim de semana.

Os meteorologistas que trabalham com a previsão do tempo terão muito trabalho neste fim de semana. Cada Região do País terá um problema diferente.

De acordo com a Climatempo, no Nordeste, o mês de maio termina com volumes de chuva muito acima do normal, na maioria das áreas da região. Em Maceió, capital de Alagoas, já choveu quase 710 milímetros este mês; mais do dobro do normal. O acumulado de chuva em Teresina, soma 394 milímetros até o começo da manhã desta sexta-feira, valor que está 260% acima da média. Assim, qualquer chuva agora ainda poderá trazer mais complicações. Neste fim de semana, as pancadas de chuva voltam a ocorrer em praticamente toda a Região. Apenas o interior da Bahia e o sertão de Pernambuco ficam com tempo seco.

Este sistema deve provocar chuva forte e ventania nos Estados do Sul e vem acompanhado de uma forte massa de ar polar.

São Paulo e Mato Grosso do Sul também poderão ter chuva com vento forte no domingo, por conta do deslocamento desta frente fria. A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim diz que a mesma coisa pode ocorrer durante o domingo na cidade do Rio de Janeiro e em localidades do sul de Minas Gerais, do Triângulo Mineiro, do sul de Goiás e de Mato Grosso. Brasília vai passar o fim de semana cheia de sol, mas o ar fica muito seco, afirma.

Além da chuva e da ventania, a temperatura fica baixa no Sul e em Mato Grosso do Sul. A sensação de frio será grande. No litoral das Regiões Sul e Sudeste, o mar fica agitado, com ondas que podem passar dos 2 metros e há uma possibilidade de ressaca, alerta Pegorim.

O mês de junho vai começar com frio intenso no centro-sul do País. A primeira semana do mês será com novos recordes de frio, geada e temperaturas negativas no Sul do Brasil, finaliza.

 

 

Gilca Palma
CLIMATEMPO CONSULTORIA
+55 11 3736-4550 - Direto
+55 11 3736-4591 - PABX

gilca@climatempo.com.br


(11) 3736-4591  

Nenhum comentário: